make gifs

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Conheça toda a história da cidade de Jaicós do Piauí

História


Os primeiros dados sobre Jaicós datam de 1731, numa aldeia de Índios chamados Icós, cujo tinham como cacique um senhor chamado Jacó ou Jaicó, daí o nome da referida cidade. Ao longo do tempo foi ganhando habitantes, pessoas de outras partes do estado e do país. Conseguiu sua emancipação política em 21 de fevereiro de 1834,possui personagens históricos como Aristides Mendes de Carvalho, Marechal Antônio Alves Feitosa Filho, Valdemar de Moura Ramos,Constâncio Carvalho, Alberto Luz e Humberto Reis da Silveira.

Geografia


Localiza-se a uma latitude 07º21'33" sul e a uma longitude 41º08'16" oeste, estando a uma altitude de 280 metros. Sua população estimada em 2010 segundo o IBGE é de 18.035 habitantes.

Bairros


  • Centro
  • Serranóplis
  • Nova Olinda
  • Armínio josé de Sousa
  • Bonsucesso
  • Nossa Senhora das Mercês
  • João Melé
  • Bairro Pedrinhas
  • Cohab

O Galo na Torre da Igreja


É costume muito antigo na Europa a colocação de um galo de bronze em torres de templos e até de castelos. E é mais comum em templos protestantes, com exceção de Portugal, Espanha e Itália, onde aparecem mais templos católicos. Pelos laços brasileiros com esses três países o galo pode ser visto aqui em torres de igrejas católicas tradicionais da Bahia e Rio de Janeiro, principalmente. O galo é tido pelos poetas e trovadores como símbolo do Alvorecer, do amanhecer de um novo dia, novo tempo de recomeçar. Simboliza também o vigilante que espera pela Aurora. Pela tradição, é visto na representação da gruta de Belém nos diversos presépios que são produzidos em honra do nascimento de Jesus, porque teria sido um dos animais presentes na manjedoura em que a Mãe de Deus colocara o Deus-Menino, porque não encontraram lugar para Ele na cidade dos homens. Naquele dia, certamente, cantou mais forte. É como deve ser o cristão: fazer a cada dia o anúncio de que Jesus está presente na vida, não importa onde ou como estejamos; que é hora de levantar-se, de recomeçar em temor, de fazê-lo renascer no próprio coração e de anunciá-lo aos homens e mulheres desanimados. Que todos confiem no Pai bom e compassivo, Deus justo, que cumpre sempre suas promessas, em troca, apenas, de que tenhamos fé. Tem também uma finalidade social e meteorológica o galo na torre. Colocado no centro de uma base de ferro que lhe permite girar 360 graus, sobre si mesmo e por seu desenho aerodinâmico, tem o bico sempre voltado para o lado de onde vem o vento; e a base tem quatro hastes também de ferro, em forma de raios, cada uma com cerca de sessenta centímetros de comprimento: uma apontada para o Nordeste, com a letra N; uma para o Sul, com a letra S; uma para o Leste com a letra L ou E, e por último a que aponta para Oeste, com a letra O ou W, expondo, permanentemente, as pontas cardeais. Segundo os observadores mais curiosos, quando o bico do galo aponta para o Nascente, vem chuva, na certa. Na torre da igreja de Jaicós esse adorno foi mandado colocar pelo padre Marcos de Araújo Costa, construtor da Igreja Matriz [concluída em 1837]. Trouxe a idéia de Portugal onde, em Coimbra, cursou o seminário. Preocupado com o interesse do dia-a-dia do seu povo, acrescentou esse serviço a sua obra missionária e de educador. A solidariedade do grande apóstolo e de homem público autêntico, digno de todas as honras do seu povo.

Filhos Ilustres


  • Álvaro dos Santos Pacheco - é um empresário, jornalista e político brasileiro, Exerceu em duas oportunidades o mandato de senador pelo estado do Piauí na qualidade de primeiro suplente de Hugo Napoleão.
  • Marechal Alves Filho- Primeiro aviador brevetado do Piauí.

O ==CENTENÁRIO==

   O Centenário de Jaicós em 1.934, em plena época da ditadura Vargas, o município era administrado pelo Prefeito Frutuoso Jusselino (pai do Deputado Humberto Reis). Foi efetuado, conforme testemunho da época, uma solenidade que contou com a presença das principais autoridades locais da época, dentre elas os próprio prefeito, o juiz nomeado da Cidade, Antônio Rodrigues de Carvalho, do Vigário local, o Padre alemão José Zimmermam, além de populares.
   Três anos depois, ou seja, ocorreu o Centenário da Igreja Matriz, momento em que foi inaugurada a primeira banda de música do município sob o comando do maestro e compositor Jaime Lélis. Na ocasião inaugurou-se a segunda torre da Igreja, foi o momento que a Igreja ganhou um imenso relógio.



==Cultura== 

O FOLCLORE

   Jaicós é muito rico em manifestações folclóricas. Em termos de cultura folclórica, a contribuição de elementos formadores básicos da cultura brasileira dão estrutura às danças e os folguedos, à religiosidade sincrética, às técnicas populares ao linguajar e a todas as demais manifestações culturais do povo.


DANÇAS

   Roda de São Gonçalo, é uma festa de caráter religioso. Duas fileiras de homens e mulheres se colocam na frente ao altar do Santo. Movimentam-se em forma de círculo, em forma de "cruzeiro" (cruz), reverenciando o santo e beijando o altar. O canto é acompanhado de rabeca, violão, pandeiro e às vezes zabumba. Aqui em Jaicós, os homens batem em pequenas cuias, enquanto dançam as 12 "jornadas" da roda, sob a direção das guias, mestre e contramestre.


QUADRILHA JUNINA

   Dançada nas Festas de São João e São Pedro. A marcação e a coreografia evoluíram tanto que já não tem nada a ver com a quadrilha de antigamente. José é uma espécie de forró organizado com garni movimentação dos pares, dos cordões etc. Apresenta um verdadeiro espetáculo visual moderno. Tantos adultos, como jovens e crianças participam da quadrilha junina.


DANÇAS MATUTAS

   São todas dançadas nos forrós, nos bailes do interior e nas festas de terreiro: xote e baião. Para ser autêntica deve ser composta de sanfoneiro, zabumba, de padeiro, de instrumentos de corda e triângulo.


FOLGUEDOS

   Bumba-Meu-Boi
   É o folguedo mais característico conta a estória da Catarina, mulher de Chico vaqueiro, que estando grávida desejou comer a língua do boi mais bonito da fazenda. Catirina, induz o marido a matar o boi. Chico chega a ferir ou matar o boi. A notícia se espalha e o fazendeiro dono do boi procura o autor do crime. Chico é acusado. Vários doutores são chamados para curar o boi. Depois de muita confusão, há julgamento e perdão, termina tudo com muita festa e danças, comemorando a cura do boi.
   Os personagens que participam do boi são os seguintes: O Amo (dono do boi, este é substituído pela Dona Maroquinha, que é a fazendeira dona do boi). Esta representada por um garoto vestido de mulher. O Mestre e o Contra-Mestre dirigem a brincadeira. E tem mais o alfares, sargento, médico, os caboclos guerreiros (índios), os caboclos reais (muito enfeitados), os vaqueiros, o negro Chico, sua mulher Catirina e os demais brincantes que formam os cordões. Na brincadeira de boi a mulher não entra, só aplaude.


REISADO



   Constitui, ao lado do Bumba-meu-boi, um dos mais originais folguedos folclóricos. Sai na época do Natal e termina do dia de Reis, 06 de janeiro. O Reisado é composto dos seguintes personagens: Os caretas (de 4 a 6 pessoas), a burrinha, o boi, o Jaraguá, a cigana, a ema, a arara, o caipora e o cabeça-de-fogo, etc. Cada componente se apresenta ao som de sua respectiva música. Estas canções são executadas por um pequeno coro formado por mulheres e acompanhados por uma orquestra (violas, rabecas, banjos, violões, pandeiros, maracás e sanfona).


PASTORIL



   O nosso Pastoril ou pastorinha é composto de duas filas de pastorinhas, com vestidos longos (saia e blusa), torço na cabeça e muitos colares e algumas personagens como as ciganas, a florista ou a borboleta. O cortejo sai pelas ruas e dança nas casas de família no período de 23 de dezembro a 06 de janeiro. Ao chegar à casa, a porta deve estar fechada e só abrirá depois do canto de chegada. As ciganas lêem as mãos das pessoas, as floristas vendem suas flores e as princesas vendem fitas da cor de seu respectivo cordão. A dona da casa oferece bolinhos e licores caseiros. Depois dos diversos bailados, canta-se a despedida e o cortejo para outra casa.


LENDAS



   A lenda existente no Município de Jaicós, refere-se ao Morro dos Três Irmãos.
   Sendo a lenda, um dia, três irmãos caçadores de abelhas saíram para caçar, quando de repente foram surpreendidos por uma forte tempestade. Os três resolveram se abrigar,dentro de uma furna no morro. A tempestade fez derrapar uma grande pedra, coincidentemente onde eles se encontravam. Os três irmãos morreram sufocados, sendo encontrados dias depois.
   Diante deste fato e do local ser constituído por três morros, o lugar ficou conhecido como Morro dos Três Irmãos.



CULINÁRIA TÍPICA

   Comidas Tradicionais
   * Baião-de-dois
   * Maria-Isabel
   * Arroz com galinha ou guiné
   * Arroz com costela
   * Paçoca
   * Carne-de-sol (gado ou criação)
   * Mão-de-vaca
   * Panelada
   * Guisadão
   * Sarapatel
   * Mugunzá
   * Arroz doce
   * Mingau de puba

   Bolos
   * Beiju de coco
   * Bolo frito
   * Pamonha
   * Cuscuz

   Bebidas
   * Umbuzada
   * Cajuína
   * Batidas: Mistura de cachaça com suco de frutas.


ARTESANATO



   É a expressão da cultura de um povo. Cada peça confeccionada demonstra a vivência, os costumes e as crenças. O artesanato pode ser considerado como utilitário, artístico, ornamental ou religioso. Os materiais utilizados pelo artesão são: fibras (esteiras, chapéus, cestas), Flandre (bacias, funis, tubos, lamparinas), tecidos (redes, tapetes), Couto (chapéus, cordas, chicotes, sandálias), linha (coberta, toalha) e madeira (esculturas de santos e brinquedos.).



TEATRO


   Jovita Alves Feitosa
   Leia sobre Jovita

Educação


Sendo Jaicós uma aldeia de índios, João Pereira Caldas mandou fundar uma escola para índios, sendo que homens e mulheres estudavam em salas diferentes. E o comando destas ficavam a comando do Padre daquela época. Isto em 1.761. Mais tarde foi oficializada a primeira escola regular do Piauí fundada em Jaicós na Boa Esperança (hoje atual Padre Marcos), fundada pelo Padre Marcos de Araújo Costa, em 1.820, sendo ele próprio o professor. E quem estudasse nessa escola tinha a preparação para se ingressar na Universidade de Coimbra - Portugal (1.820). No final do século XIX para o começo do século XX, existia no município de Jaicós, os professores ambulantes que as famílias que tinham condições pagavam para ensinar seus filhos, ministrando as aulas onde eram convocados, reunindo várias famílias para formar a turma. Muitas vezes, as pessoas que tinham condições contratavam o professor só para seus filhos.

   Sendo estes os primeiros professores leigos de Jaicós:

   Desidério
   Moisés Francisco da Costa
   Sinhá Bessa Luz
   Josefa Bessa Luz


Em 1.931, Jaicós recebeu a primeira escola Agrupada Anísio de Abreu, tendo como diretora e professora Líria Maria da Cruz Coutinho, a primeira professora formada em Magistério, nesse período ainda conservava os costumes das escolas dos índios, sendo que homens e mulheres estudavam separados. Existindo várias turmas nessa escola e todas ministradas pela Profª Líria Maria. A professora Líria Maria da Cruz Coutinho, filha de pais de classe média, teve o privilégio de continuar seus estudos na capital, embora com grande dificuldade se deslocava de Jaicós a Teresina a cavalo. No mesmo ano foi fundada uma escola privada, mas não recebiam remuneração. Nessas escolas estudavam várias celebridades jaicoenses, como: Alberto Bessa Luz, Padre David Leal, José Ramos Dias, que mais tarde tornou-se seu genro. O Colégio João Pessoa deixou de existir por um espaço de tempo, mas o mesmo desembargador reativou com o nome de Padre Marcos, continuando privado e sem remuneração. Estudando nessa segunda fase, Humberto Reis, Luiz Coutinho e muitas outras famílias de Jaicós. Já a partir de 1.941, passou a existir os professores formados, que se formaram em Teresina, Petrolina e Crato, formando o quadro de professores. Alberto Bessa Luz, Deputado e Prefeito de jaicós, foi o fundador da CNEC no estado do Piauí e o criador, em 1.952, do Ginásio Padre Marcos de Jaicós, que na época era CNEG. Campanha Nacional de Educandários Gratuita, que mais tarde passou a se chamar CNEC, Campanha Nacional de Escolas da Comunidade. Alberto Bessa Luz, homem público que prestou no setor secundário gratuito, relevantes serviços à mocidade humilde piauiense e jaicoense.




Hoje a cidade conta com: 06 Pré-Escolas 33 Escolas de Esino Fundmentais 03 Ensino Médio 03 Faculdades

Educação Privada


  • Escolinha Pequeno Polegar - Pré-Escola, Ensino Fundamental I, e II.
  • Instituto Kairós - Pré-Escola, Ensino Fundamental I, e II, Médio, Técnico: Enfermagem e Farmacia.

Universidade e Faculdades


  • Faculdade Evangélica Cristo Rei
  • Universidade Pro campo
  • UAPI – Universidade Aberta do Piauí

Saúde


9 Estabelecimentos Municipais 3 Privados



PERSONAGENS QUE SE DESTACARAM


   Manoel de Sousa Martins, nascido no ano de 1.767, filho de pais portugueses. Manoel de Sousa Martins e Ana Rodrigues de Santana, tronco de numerosa família que, através de quase um século, exerceu grande influência política na Província. Barão e mais tarde Visconde da Parnaíba, o ilustre filho de Jaicós, após ter exercido vários cargos inclusive de Presidente da Província, por vinte anos seguidos, e serviços à causa da Independência, veio a falecer em Oeiras, aos 87 anos de idade.



   Pe. Marcos de Araújo Costa, figura de real prestígio, e grande atuação na Província e no País, no cenário político e cultural do século XIX, renunciou os mais altos postos e cargos conquistados pelos seus altos merecimentos, como o de Presidente da Província, membro do Conselho do Governo e deputado à Assembléia, recolheu-se no ano de 1.820 à sua fazenda Boa Esperança, em Jaicós e fundou um colégio no qual recebia grande número de estudantes, não só do Piauí como de outras províncias, deu a Jaicós o galardão de ter sido berço de tão meritória figura do clero e da cultura nacional.



   Dr. Francisco de Sousa Martins, político, financista, administrador, tribuno, parlamentar.

   Dr. Marcos Antônio de Macedo, nascido "no meio de uma tribo de índios semi-selvagens", advogado e magistrado no Piauí e Ceará, deputado e presidente das Províncias do Piauí e Maranhão, colaborador do "Dicionário Universal", de Larousse fez excursões científicas na Europa, Ásia e África.

   Antônio Alves Filho, General do Exército, foi o primeiro piauiense que conseguiu ser brevetado na aviação brasileira.

Dentre as personalidades políticas que se destacam no período contemporâneo, merecem maior destaque: Alberto Bessa Luz e Humberto Reis da Silveira.



Alberto Bessa Luz (1920 - 1992) - Prefeito (1948 - 1951), Deputado Estadual (1.951 - 1.963), conseguindo conquistar por 12 anos consecutivos através de mandatos conquistados em eleições democráticas; Deputado Federal em 1.964, ma qualidade de suplente do titular que se afastara em licença, Secretário de Estado de Viação, Obras Públicas, Agricultura, Indústria e Comércio do Piauí, Presidente da CNEC em Picos e em Jaicós, Fundador da Cooperativa Mista de Jaicós Ltda, atual COAJA (Cooperativa Agropecuária de Jaicós Ltda), Fundador da Associação Rural de Jaicós (hoje Sindicato Rural de Jaicós), no qual foi o primeiro presidente, fundador do Ginásio Padre Marcos em Jaicós e o primeiro da CNEC no Piauí, Diretor da Companhia de Transportes Coletivos (CTC) de Brasília.




Humberto Reis da Silveira
(18/05/1925 - 26/10/2005), dedicado filho de Jaicós, Deputado Estadual pela primeira vez em 1.947 até hoje; exerceu todos os cargos da Mesa Diretora; membro da Comissão Especial, que emendou a Constituição de 1.965, Membro da Comissão Especial que elaborou a Constituição de 1,969 e Relator Geral da Constituição de 1988; Recebeu algumas condecorações e distinções: Grande Oficial da Ordem do Ipiranga, conferida pelo Governo de São Paulo; Medalha do Mérito Legislativo do Piauí, conferida pela Assembléia Legislativa, primeiro Secretário de Justiça do Estado do Piauí; Procurador de Justiça do Estado do Piauí; Delegado de Trânsito e Costumes, no Governo Gaioso e Almendra (54/58), durante seis meses e outros, uma vida dedicada à comunidade de Jaicós e dos Municípios que tão bem representou, falecido em 26/10/2005, velado na Igreja de Jaicós e enterrado em Teresina.



Vicente Leal de Araújo, Ministro Aposentado do Superior Tribunal de Justiça e, atualmente, Consultor Jurídico e Advogado inscrito perante a OAB/DF.



Álvaro Pacheco, escritor, dentre suas obras merecem destaque: Os Instantes e os Gestos; Pasta da Solidão, Margens do Rio Mundo, O Sonho dos Cavalos Selvagens e outros. Candidato à Academia Brasileira de Letras.

Religiosidade


CATOLICISMO



   O Catolicismo teve início com os Jesuítas no momento em que foi construída, em 05 de março de 1723, pelo Padre Tomé de Carvalho, a primeira Capela de Nossa Senhora das Mercês. Este foi também o primeiro Padre a catequizar os primeiros índios, ICÓS.
   Pelos anos de 1791/92, já era apropriado o termo Missão para a comunidade de Jaicós, pois praticamente ali já não havia mais índios. Os habitantes então passaram a insistir freqüentemente na criação da Freguesia. A autorização foi dada pela Coroa Portuguesa em 1801, sendo o Decreto religioso lavrado apenas em 1805, mas a Freguesia foi instalada somente em 1806, tendo como primeiro Pároco o Padre Antônio Delfino da Cunha.
   Em substituição à capelinha edificada pelos Jesuítas, foi erguida, pelo Padre Marcos de Araújo Costa, a atual Igreja Matriz de Nossa Senhora das Mercês. Sua edificação teve começo em 1833 e foi concluída em 1839, sendo uma das melhores da Província.
   Em 1914/15, a Matriz passou por reformas, pelo então vigário, político e grande sacerdote, Cônego Miguel dos Reis Mello, para a edificação de uma segunda torre e corredores do lado esquerdo, ampliando, assim, as instalações e contribuindo para melhorar a estética até hoje mantida.
   A cúpula da Nova Torre, idealizada pelo Cônego Miguel dos Reis Mello, só foi concluída anos mais tarde, pelo novo Vigário Padre José Zimmerman, para as comemorações do primeiro Centenário da Igreja Matriz, no dia 24 de setembro de 1937.
   A primitiva imagem, trazida pelos Jesuítas, esculpida em madeira, com cerca de 43cm de altura, ainda existe, bem guardada e em perfeito estado de conservação. Calculando-se em mais de 200 anos a sua idade.
   A imagem atualmente venerada, também esculpida em madeira foi doada, em fins do século passado, por uma Senhora chamada Ana, esposa de fazendeiro, em virtude de uma promessa para alcançar a graça de ter um filho. Obtida a graça, dirigiu-se com seus escravos a Salvador da Bahia, dali trazendo a imagem nos ombros dos mesmos escravos, em viagem longa e penosa e adquirindo a adesão de muitos habitantes do percurso em toda a caminhada. Chegando a Jaicós conduzindo a imagem, entronizaram-na definitivamente em seu nicho, no altar-mor, onde se encontra até hoje.
   A imagem foi restaurada em setembro de 1979, pelo então Vigário Padre Cândido Poli, readquirindo o seu antigo brilho e beleza, constituindo uma das mais belas esculturas clássicas espalhadas pelo Nordeste.
   Todos os anos, a 24 de setembro, celebra-se com muita solenidade e fervor a festa de N. S. das Mercês, incluída no Calendário de Festas Tradicionais do Estado do Piauí. Cada vez é maior o número de pessoas que acorrem de diversos estados do Brasil para pagarem promessas ou pedirem novos favores à Padroeira de Jaicós, a quem atribuem extraordinárias graças. E não são apenas jaicoenses que vivem em outras terras, mas, filhos de outros estados distantes, inclusive do Rio de Janeiro e São Paulo, incluem-se entre os devotos de N. S. das Mercês, e têm feito questão de participar de sua festa. Além do cunho religioso das celebrações, observa-se um clima de verdadeira confraternização e muita ordem.




EVANGÉLICOS



   A primeira Igreja Evangélica de Jaicós, foi a Assembléia de Deus e foi fundada na primeira metade da década de 70, cujo pastor era Raimundo Batista. Na época de implantação da Igreja não havia fiéis, algumas pessoas se congregavam em casa, o número de pessoas era 4. Atualmente a Igreja conta com aproximadamente 500 fiéis e o Pastor atual é Luís Vieira.
   Dentre outras Igrejas Evangélicas, podemos destacar a Igreja Evangélica Pentecostal Brasil para Cristo, que foi a segunda Igreja introduzida no Município, fundada no dia 05 de abril de 1976, cujo pastor era Rafael João da Silva. Atualmente conta com aproximadamente 800 membros e o pastor atual é José Francisco. A Igreja comemora algumas festas: Festa da Fundação, Círculo de Oração, Festa de Mocidade e a Festa da UFEBRAC (União Feminina Brasil para Cristo). Recentemente aconteceu uma grande perda, a do Pastor João Vasconcelos, o mais ilustre membro.
   Jaicós, ainda conta com algumas outras Igrejas Evangélicas: Uma é a Cristã no Brasil, uma Batista, uma Universal do Reino de Deus, duas Assembléias de Deus Madureira e uma Igreja de Cristo.


UMBANDISMO



   Jaicós conta com alguns Centros. O primeiro centro foi o Salão Centro Espírita Santo Antônio, fundado no ano de 1.974 pelo Senhor Aristeu José de Sousa. O salão contava com aproximadamente 60 membros. A diretoria era composta por o primeiro diretor, um presidente, um secretário, um tesoureiro e alguns fiscais. Atualmente, o Centro encontra-se desativado, por motivo de saúde do proprietário (mestre), mas a parte burocrática ainda permanece regularizada, podendo ser reativado.
   Merecendo destaque a Tenda Espírita Sentinela do Além, cujo Babalorixá é o Senhor Fernando Pereira Brito, vulgo Fernando Macumbeiro, que tem diploma filiado a FEUCABEPI com sede em Teresina. O Centro foi fundado em 25 de dezembro de 1980 e ainda continua em funcionamento até a atualidade. O Centro tem como objetivo analisar o espírito com a nossa linguagem, porque para muitos ele não é nada, para outros, ele é tudo.
   Os espíritos são seres inteligentes da criação de Deus, que povoa o Universo e nos traz claros conselhos de vida.
   Os espíritos tiveram princípio desde a criação do Universo.
   Os outros Centros Espíritas se destacam nas periferias da Cidade.

Cotidiano


   ONTEM

       Antigamente, a população jaicoense concentrava-se mas na zona rural. Na cidade levava-se uma vida tranqüila, sem muitas das preocupações atuais.
       A principal ocupação era agricultura e a pecuária, o comércio era de pouca expressão, destacando a feira livre, que representava a 2ª maior do Piauí. Existia também na época alguns empregos público: coletoria, cartórios, correios, etc...
       A educação era bastante restrita, existindo apenas as três primeiras série do ensino fundamental menor.
       Concluída a terceira série, as famílias mais abastadas levavam seu filhos para o Crato, Teresina e Petrolina, onde após submeter-se ao exame de admissão, concluiriam o ginásio e davam continuidade aos estudos.
       Dessa forma, as pessoas tinham um cotidiano muito simples, os homens cuidavam de suas roças, outros iam para seus comércios ou ainda para algumas repartições públicas. As mulheres dedicavam-se quase que exclusivamente aos afazeres domésticos.
       Ao amanhecer, havia uma movimentação de pessoas que iam buscar água para o consumo doméstico, outras que iam lavar roupas.
       Geralmente, as famílias de melhores condições financeiras, tinham de uma a duas criadas, cabendo à dona da casa, apenas dar as ordens ou também a realização de algumas atividades como o crochê, bordado, costura, etc...
       As crianças e os jovens ajudavam os pais, alguns estudavam, brincavam de roda, esconde-esconde, baladeira, peteca, etc.
       A tarde e a noite as pessoas sentavam descontraidamente nas calçadas ´para conversarem. A noite contavam estórias para as crianças e muitas vezes dormiam aí mesmo até altas horas.
       As diversões incluíam as conversações nas calçadas com os vizinhos, missas de festas e domingos, as festas por ocasião de casamentos e batizados, as festas folclóricas e as visita a parentes e amigos.

   HOJE

       Jaicós atual, embora seja uma cidade ainda pouco desenvolvida, sua população já padece dos muitos males que atingem grande maioria da sociedade moderna. A correria desenfreada para sobreviver, os desencontros das pessoas e da própria família, que geralmente passam o dia fora de casa, enquanto os filhos vivem sob a orientação de outras pessoas.
       O desenvolvimento da tecnologia tem influenciado de forma decisiva no comportamento das pessoas, as crianças passam muito mais tempo envolvidas com programas de televisão, com videogame, do que com brincadeiras.
       As pessoas torraram-se mais individualistas, na busca da concretização de seus ideais, onde já não existem mais espaço para o coletivo.
       Atualmente, O Calçadão representa a área de lazer de Jaicós, onde as pessoas se encontram e se divertem ouvindo música, comendo, bebendo ou dançando nos clubes.
 
Fonte: wikipedia

1 comentários:

Ana Toledo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Postar um comentário

x
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Justin Bieber, Gold Price in India